quarta-feira, 28 de setembro de 2011

LOCOMOTIVAS DESEMBARCAM NO CEÁRA



foto: cassimiro silva
O Porto de Fortaleza, no Ceará, recebeu nesta sexta-feira, 23, as locomotivas da Nova Ferrovia Transnordestina, os equipamentos fazem parte de um acordo feito entre a CDC (Companhia Docas do Ceará) e a Transnordestina Logística S.A. As seis unidades, recebidas pelo terminal, fazem parte do primeiro lote; até o fim do ano o sistema portuário cearense receberá mais cinco, totalizando um total de 11 locomotivas que pesarão 2.100 toneladas.
Em um primeiro momento, a carga ficará armazenada no pátio do terminal até o fim dos tramites aduaneiros e sua liberação pela Receita Federal, após este processo as locomotivas serão transportadas até as oficinas da Transnordestina.
foto: revista grande construções
Não é a primeira vez que o terminal cearense recebe equipamentos para viabilização da ferrovia. No ano passado, chegaram pelo porto todos os trilhos necessários para a construção do trecho do Ceará da Transnordestina. A ferrovia fará a ligação entre os Portos de Pecém, no Ceará, e Suape, em Pernambuco. O projeto representa uma grande empreitada logística que tem a finalidade de ampliar a competitividade da Região Nordeste.

2 comentários:

  1. Parabéns, este é o primeiro lugar na internet que eu vejo quais são as "novas" locomotivas.

    Faltou dizer que são locomotivas SD40-2 usadas (ou melhor dizer recondicionadas). Só para comparar a ALL e a FCA estão comprando várias destas unidades. E veja só uma unidade SD40-2 substitui duas G12 com sobras, sendo que as G12 são as maiores locomotivas da Transnordestina.

    Provavelmente estas locomotivas de 3.000 hp serão usadas na bitola larga, puxando os trens de lastro com truques novos (1,6 m). Será? Até o momento as fotos que eu vi dos trens de lastro são com locomotivas da métrica. Confirma?

    Falam que existem outras duas locomotivas trabalhando no transporte de lastro e dormentes, são também SD40-2 ou são as G12 ou Alco RSD8?

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  2. alguém tem o numero destas locomotivas que chegaram?
    pelas locomotivas que a TLSA possui hoje, não vieram mais outras 5 unidades. E consta a transferência de 3 SD40-2 ex-RFFSA/MRS.

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