quarta-feira, 14 de setembro de 2011

REPRESENTANTES DA TRANSNORDESTINA PARTICIPAM DE REUNIÃO NA SEFAZ

foto by Site Transnordestina
Representantes da Companhia Siderúrgica Nacional participaram nesta terça-feira (13), de uma audiência na Secretaria da Fazenda. O encontro tratou o Pleito Fiscal da Nova Transnordestina e o processo de instalação da ferrovia no Piauí. A ideia, segundo os executivos da empresa, é que a operação comercial já comece em 2013, com o transporte de minérios e grãos da região Sul do Estado.

Na reunião, o secretário da Fazenda, Silvano Alencar, falou da importância da ferrovia e a geração de renda que ela trará quando estiver pronta. “Sabemos da importância da ferrovia para o Estado, ela é essencial para o crescimento, hoje nenhuma grande empresa tem interesse em se instalar em um lugar que não ofereça condição logística e estrutura, com a Transnordestina vamos solucionar parte desse problema no Piauí”.

O diretor administrativo financeiro da Transnordestina Logística, Ricardo Fernandes, também enfatizou a importância da obra para o Nordeste e os trabalhos feitos com o apoio do Governo do Estado. “Estamos otimistas com o andamento da obra, estamos destravando as últimas questões referentes à desapropriação que vai permitir que o investimento na sua totalidade ocorra de acordo com o nosso cronograma para a geração da operação comercial a partir de 2013”.

A Transnordestina vai ligar a região Sul do Piauí aos portos de Pecém, no Ceará e Suape, em Pernambuco, facilitando o escoamento da produção. A ferrovia tem 1.728 quilômetros de extensão, 420 deles no Piauí. Na totalidade, a obra está orçada em 5,4 bilhões de reais, desses R$ 1,2 bilhão será investido no Piauí.

O gerente de Relações Institucionais da CSN, Ivan Marques, destacou a ferrovia, que terá um padrão internacional de qualidade. “É uma ferrovia de bitola larga, ultramoderna, com capacidade de transporte de vagões três vezes maior que o habitual; outro ponto que merece destaque é que o traçado que sustenta a ferrovia tem poucos raios e com inclinação em média de 0,5%, que é um ideal para uma ferrovia no formato classe mundial”.

Os representantes da Companhia também falaram da construção de um ramal entre Palmerais e Teresina para o escoamento da produção da Suzano Papel e Celulose. “O ramal se conectaria até a malha já existente, faríamos o trecho de ligação da fábrica Suzano até a linha da CFN que passa por Teresina para escoar a produção no porto de Itaqui no Maranhão”, finaliza Fernandes.

foto by Site Transnordestina
                                            
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fonte: Brasilportais

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