sábado, 1 de outubro de 2011

FERROVIA TRANSNORDESTINA

O transporte ferroviário é um dos principais elementos catalisadores do desenvolvimento econômico, social e ambiental integrado e sustentável de uma região. Sob esse enfoque foi projetada a Ferrovia Transnordestina, que vem permitindo uma integração continua e acelerada da estrutura produtiva do Nordeste com as demais regiões do país.
A Ferrovia Transnordestina unirá as três pontas mortas do sistema ferroviário do Nordeste – Missão Velha/CE, Salgueiro/PE e Petrolina/PE, alavancando, assim, o desenvolvimento econômico de diversos setores em sua área de abrangência, especialmente o pólo gesseiro do Araripe e o pólo agroindustrial de Petrolina e Juazeiro. Além disso, integrará o sistema hidroviário do São Francisco, o sistema rodoviário sertanejo e o sistema ferroviário já existente, tornando mais eficiente a logística do transporte de cargas.

A execução da Transnordestina, que custará aproximadamente 754 milhões, propiciará a articulação da hidrovia do São Francisco, principalmente, com os portos de Recife/PE e Suape/PE, consolidando o desenvolvimento sustentável do estado de Pernambuco. A ferrovia contribuirá, também, para a dinamização da atividade econômica nas áreas próximas à malha, aumentando, assim, a geração de empregos e renda e reduzindo as desigualdades sociais

Nenhum comentário:

Postar um comentário